A Secção de Anestesiologia Pediátrica da SPA foi formada em Assembleia Geral Extraordinária da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia em 2 de Julho de 2005. Tem atualmente um representante no Advisory Council of Representatives of The National Societies (ACORNS), um fórum de comunicação entre delegados de cada Associação Nacional de anestesiologia pediátrica na Europa.
Este órgão consultivo pretende manter uma linha de comunicação entre a Sociedade Europeia e as Associações Nacionais. O ACORNS trabalha com as Associações Nacionais identificando os problemas relacionados com a prestação de cuidados anestésicos às crianças explorando oportunidades e melhorando estes serviços. As reuniões são anuais, geralmente na altura do Congresso Europeu, tendo‐se realizado a primeira em Berlim, em Setembro de 2010.
A Secção de Anestesia Pediátrica em Portugal, tem como objetivo:
- a divulgação de toda a informação, nomeadamente orientações e/ou guidelines
aprovadas pela Sociedade Europeia;
- ser interlocutor junto do Colégio de Especialidade na elaboração de Recomendações/Pareceres; (foi já publicado o Parecer do Colégio da Especialidade aprovado pelo CNE no dia 24 de Fevereiro de 2012 sobre Anestesia em Pediatria – “Anestesia em Pediatria – Recomendações”)
- organizar de dois em dois anos um “Encontro de Anestesia Pediátrica”;
- ser uma base de troca de conhecimentos e experiências entre os interessados nesta área;
- divulgar sugestões e/ou Normas de Orientação Clínica na tentativa da uniformização da prática e do ensino da Anestesiologia Pediátrica, nos vários Hospitais nacionais.