Blood Alive
As reuniões de carácter multidisciplinar, que permitam a discussão de temas comuns a várias especialidades, são de extrema importância para a estandardização das práticas clínicas. O congresso da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia de 2014 integrou a “3ª Reunião de Consenso sobre “Manuseio Peri-operatório do Doente Medicado com Anticoagulantes e Antiagregantes Plaquetários”. Tratou-se de uma reunião multidisciplinar que envolveu peritos de várias especialidades que, de forma empenhada e motivada, definiram modelos de atuação comuns, preponderantes na melhoria de prestação de cuidados de saúde. De realçar que estes consensos foram subscritos pela Associação Portuguesa de Imunohemoterapia, Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cárdiotorácica e Vascular, Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular Associação Portuguesa de Cirurgia de Ambulatório, Grupo de Estudos de Cancro e Trombose e Clube de Anestesia Regional.
À Sociedade Portuguesa de Anestesiologia coube não só a iniciativa deste projecto, mas também a continuidade do mesmo, através da divulgação, de forma gratuita, destes mesmos consensos. Desde cedo foi definido a necessidade de existir uma aplicação que reuna, de forma sistemática e simples, toda esta informação. Assim nasce o “BLOOD ALIVE app”, uma aplicação que integra consensos multidisciplinares na abordagem peri-operatória do doente anticoagulado e antiagregado. A abrangência do tema e a necessidade de divulgar e disponibilizar estes consensos a várias especialidades, ditou a divisão desta aplicação no “BLOODanesthesia”, dedicado ao manuseio de técnicas de anestesia loco-regional nestes doentes e, no “BLOODperiop” que, de uma forma mais abrangente, fornece informação sobre os tempos de suspensão, monitorização necessária e atuação em caso de hemorragia, nos doentes medicados com anticoagulantes e antiagregantes plaquetários propostos para procedimentos invasivos.
O “BLOOD ALIVE app”, mais que uma aplicação é um auxiliar de informação fundamental, que traduz as recomendações de reuniões de consenso realizadas na área da anticoagulação, destinado a todos os médicos que lidem com o doente no peri-operatório.
Cristiana Fonseca
Assistente Hospitalar do CHAA
Coordenadora do Grupo de Consensos da SPA –
“Manuseio peri-operatório em doentes medicados com anticoagulantes e antiagregantes plaquetários”
Fernando Araújo
Diretor do Serviço de Imunohemoterapia, Centro Hospitalar São João,EPE, Porto
Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto