Submissão Online
A submissão de qualquer manuscrito obriga a leitura atenta e compreensiva das NORMAS DE PUBLICAÇÃO
Todos as submissões que falhem os pontos/documentos referidos nas Normas de Publicação serão automaticamente eliminadas.
Não obstante seguem abaixo indicações gerais.
INSTRUÇÕES GERAIS:
- Submissão do manuscrito significa que o trabalho é original e que ainda não foi publicado em todo ou em parte e, se for aceite, não será publicado noutro local em todo ou em parte. A RSPA reserva-se o direito de utilizar um software de deteção de plágio em qualquer manuscrito submetido.
- O manuscrito deve ser acompanhado de Declaração de Originalidade e de Cedência dos Direitos de Propriedade do Artigo assinada por todos os Autores (versão PT | versão EN) bem como da Declaração de Responsabilidade Autoral assinada por todos os Autores (versão PT | versão EN);
- A informação de TODOS os autores deve ser obrigatoriamente inserida na plataforma nomeadamente, nome de cada um dos autores com os títulos académicos e/ou profissionais e respetiva afiliação, e-mail e número de registo ORCID;
- O texto, escrito a dois espaços, com letra tamanho 12, Times New Roman e com margens não inferiores a 2,5 cm, em Word para Windows.
- Todas as páginas devem ser numeradas.
- O manuscrito não pode ser submetido em formato PDF.
- Os Autores devem categorizar o “artigo” submetido como Artigo Original, de Educação Médica Contínua, de Revisão, de Consenso, Caso Clínico, Carta ao Editor, Editorial, Perspetiva ou Imagem em Anestesiologia.
- Antes da submissão do manuscrito, os autores têm que assegurar todas as autorizações necessárias para a publicação do material submetido. A transcrição de imagens, quadros ou gráficos de outras publicações deverá ter a prévia autorização dos respetivos detentores de copyright, de acordo com as normas que regem os direitos de autor. Todas as investigações que envolvem seres humanos devem ter sido aprovadas previamente por comissões de ética das instituições a que pertencem os autores e terem sido desenvolvidas de acordo com a Declaração de Helsínquia da World Medical Association (http://www.wma.net). A declaração relativa à aprovação e consentimento institucional deverá aparecer no início da secção Material e Métodos. Se se trata de investigação animal os autores devem estar atentos ao Decreto-lei 129/72 de 6/7/92, à Portaria 1005/92 de 23/10/92 e estar de acordo com as guidelines definidas no “Guide for the care and use of laboratory animals” disponível em https://grants.nih.gov/grants/olaw/Guide-for-the-Care-and-use-of-laboratory-animals.pdf
- Se forem usadas fotografias de doentes, estes devem ter a identidade resguardada ou as fotografias têm sempre ser acompanhadas por uma permissão escrita. Detalhes de identificação devem ser omitidos, se não essenciais, mas nunca devem ser alterados ou falsificados na tentativa de manter o anonimato.
- Devem ser sempre utilizados os nomes genéricos dos medicamentos, exceto quando nome comercial é particularmente relevante.
ESTRUTURA OBRIGATÓRIA:
Os textos submetidos para publicação devem ser organizados em dois documentos separados (submetidos de forma individual) da seguinte forma:
Documento um/uma página
Deve incluir a seguinte informação:
a. Título em português e inglês, conciso e informativo. Se necessário, pode ser usado um complemento de título;
b. Nome dos Autores com os títulos académicos e/ou profissionais e respetiva afiliação (departamento, instituição, cidade, país) e identificador ORCID;
c. Subsídio(s) ou bolsa(s) que contribuíram para a realização do trabalho;
d. Morada e correio eletrónico do Autor responsável pela correspondência relativa ao manuscrito;
e. Título breve para rodapé.
Segundo documento (anónimo)
Primeira Página:
a. Título (sem autores);
b. Resumo em português e inglês (quando aplicável).
O artigo deve ser incluído num dos itens detalhados nas normas.
Segunda Página e seguintes:
O artigo deve ser incluído num dos itens em detalhe nas Normas de Publicação.
Contacto do Editor:
Prof. Doutor Manuel Vico – spaeditorchefe@gmail.com